Normas de Publicação

Para participar do CICO, os participantes devem, após o pagamento da taxa e a efetivação da inscrição, submeter seus trabalhos. 

No CICO haverá as seguintes modalidades: 

Temas livres;

Projetos, Relatos de experiência, Relato de caso clínico, TCC e Pesquisas.

É obrigatório identificar a modalidade escolhida na primeira linha do arquivo a ser enviado (vide exemplo abaixo).

 

Todo participante tem direito à apresentação de trabalhos, caso seja aprovado (valor incluso no ato da inscrição).

 

Para que haja avaliação do trabalho pelos consultores, é necessário que o autor/apresentador esteja devidamente inscrito e com pagamento efetivado.

Os trabalhos deverão ser escritos em Português.

Os resumos devem estar em arquivo word quando enviados (com extensão “doc” ou “docx”).

 

Será considerada a qualidade técnica do texto (gramática, ortografia e digitação), clareza, relevância e a pertinência dos resumos para o evento.

Os trabalhos poderão ser apresentados por alunos de graduação, pós-graduação, professores e profissionais. Por favor, identifique a sua atuação ao enviar o resumo.

As inscrições de trabalhos científicos estarão abertas a partir do dia 25 de agosto de 2019 e encerrarão no dia 22 de outubro de 2019 às 23h59 (horário de Brasília). Os trabalhos devem ser enviados no e-mail:  cico.sicideto@gmail.com.

O aceite ou recusa do resumo será informado ao autor, via e-mail. 

Será permitida a inscrição de trabalhos científicos nas categorias: Trabalho original de pesquisa, Relato de caso clínico ou Relato de experiência e Revisão de Literatura.

 

Instruções Detalhadas

Resumo estruturado

Título: em letras maiúsculas, negrito e centralizado, fonte arial 12, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. 10. Não deverá ultrapassar 120 caracteres.

Autores: os nomes dos autores devem ser escritos por extenso, estar um espaço abaixo do título, centralizados, com as iniciais do nome e sobrenome em letras maiúsculas. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula, sendo que o primeiro nome deverá ser sempre do aluno que vai apresentar o trabalho, destacado ao final com um asterisco. O nome do orientador deverá ser o último.

Identificações: um espaço após os nomes dos autores, o primeiro autor deve ser identificado, devendo constar: qualificação profissional, instituição. 

Resumo a palavra deve ser centralizada, em negrito, fonte Arial 10, um espaço abaixo da Instituição. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, devendo ter, no máximo, 1.470 caracteres. Deve ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. Constar os seguintes itens da estrutura, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, contemplando: a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusão ou considerações finais.

O número máximo de autores permitido por trabalho científico será de 6 (seis) e, deverão ser escritos da seguinte maneira: nomes por extenso sem abreviatura, separador por vírgula. O autor principal deverá ser o primeiro e o orientador deverá ser o último. Um asterisco deve ser colocado após o nome do apresentador, que deverá ser o primeiro autor.

Palavras-chave: Redigir um espaço abaixo do parágrafo do resumo em fonte Arial, tamanho 10, apenas com a inicial maiúscula a menos que não se aplique e separadas por ponto e vírgula (;).  Deverá conter três a cinco palavras-chave.  Os autores devem consultar os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br/).

Para serem submetidos a julgamento, os trabalhos científicos deverão apresentar-se na forma de resumo (estruturado), contendo os seguintes itens:

Trabalho Original de Pesquisa:

 Relato de Caso Clínico ou Relato de Experiência:

Revisão de Literatura:

O autor deverá escolher a Modalidade de Apresentação: Painel Científico ou Apresentação Oral, devendo a mesma constar justificada à esquerda, na primeira linha e a identificação da categoria (Trabalho Original de Pesquisa, Relato de caso Clínico ou Relato de Experiência e Revisão de Literatura), na segunda linha, conforme exemplo:

 

Exemplo de Formatação:

 

Modalidade: Apresentação Oral ou Painéis

Categoria: Revisão de Literatura

 

(Título do trabalho) (ARIAL 12)

(Autores) Karl Mark, Paulo Freire, José de Anchieta,

(Instituição (es) de ensino)



Tome Nota

Os orientadores são responsáveis por supervisionar e revisar o(s) resumo(s) de seu(s) aluno(s) e, antes de submetê-lo(s), efetuar rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação em todos os dados.

Os trabalhos que não atenderem as normas exigidas serão automaticamente reprovados.

Não serão aceitos os resumos enviados após o prazo estipulado.

Somente serão aceitos resumos enviados no e-mail do evento (cico.sicideto@gmail.com).

Informações para Apresentação dos Trabalhos

Painéis Científicos

Os painéis poderão ter, no máximo, 1,70 m de altura X 0,90 m de largura (Recomendado: 1,20 de altura X 0,80 de largura) e deverão ser expostos durante o período estabelecido pela Comissão Científica, com o apresentador à disposição dos professores avaliadores.  O título e os autores deverão ser exatamente os mesmos utilizados no resumo. Abaixo dos autores, deverá constar Instituição de ensino, Cidade/Estado/País. O painel deve conter a foto do apresentador no canto superior direito para facilitar a identificação pelos professores avaliadores e participantes. O corpo do painel deve ser autoexplicativo, com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, tabelas, esquemas ou fotos). Não é obrigatória a inserção de referências.

O tempo de apresentação para a banca julgadora deverá ser de no mínimo 5 minutos e no máximo10 minutos, incluindo as arguições.

A avaliação será realizada por uma comissão científica, que não poderá fazer parte da lista de autores do trabalho sob análise.

Apresentação Oral

O tempo de apresentação para a banca julgadora deverá ser de no mínimo 5 (cinco) minutos e no máximo 10 (dez) minutos.

O tempo de arguições da banca julgadora não deverá ultrapassar 10 (dez) minutos.

Todos os apresentadores do período deverão estar presentes obrigatoriamente no mínimo 30 (trinta) minutos antes do início da sessão, para inserirem seus trabalhos no computador, de forma a não atrapalhar o cronograma das apresentações.

Equipamentos disponíveis: Computador PC, projetor multimídia e Office 2007.

As avaliações serão realizadas por uma comissão científica, que não poderá fazer parte da lista de autores do trabalho sob análise.

Os resumos não selecionados para a Apresentação Oral poderão ser apresentados, se classificados, na forma de painel científico.

Critérios para Avaliação dos Trabalhos

Correlação título/trabalho;

Clareza, objetividade e organização;

Presença de informações, conforme classificação das categorias;

Delineamento da pesquisa;

Especificidade de métodos, técnicas ou tratamentos utilizados; 

Critérios para definição de amostras e grupos experimentais.

Presença, quantidade e qualidade de controles.

Discussão e/ou Conclusão embasadas pelos resultados.

Número de registro na Plataforma Brasil dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa com humanos ou CEUA (Comissão de Ética em Estudos com Animais)*.

*Comitê de Ética: Todo trabalho de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles, incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes, deverá ser avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde está vinculado o apresentador. O certificado do Comitê de Ética deverá ser obrigatoriamente disponibilizado para a Comissão de Avaliação no momento da apresentação.

*** Relato de caso: Os autores deverão disponibilizar o TCLE para a Comissão de Avaliação no momento da apresentação.

Realização

SICIDETO – Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins
Av. LO 15, Lote 2, Conjunto 2, Plano Diretor Sul, Palmas – TO
cico.sicideto@gmail.com
(63) 3214-6069
(63) 9 9235-4211
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